terça-feira, 14 de agosto de 2012

Romantismo na Música - Série

   A idealização da mulher foi, sem dúvida, uma das características mais marcantes do Romantismo. Podemos citar como exemplo o soneto de Álvares de Azevedo, ilustrado à seguir, em que a mulher é retratada como um sonho, um anjo, um ser intocável e inacessível ao eu lírico, que jamais poderá desfrutar de sua beleza e pureza. Para ressaltar esse caráter puro e majestoso da mulher, muitos autores atribuíam-lhes características que remetiam a natureza.

Embora esse tipo de composição na qual a mulher é idealizada esteja presente primordialmente no Romantismo, ainda há resquícios de seu “espírito” em várias obras da atualidade, entre elas a música,  como exemplificado na canção “Mina do condomínio”, de Seu Jorge. Nesta música a figura feminina permanece sendo retratada com idolatria, embora a delicadeza com que o eu lírico se corresponde a amada tenha dado lugar à linguagem coloquial...

Nesta série de posts iremos sempre apresentar um poema romântico e logo após uma música contemporânea, assim a identificação do espírito idealizador do romantismo se dará mais facilmente, através da comparação.


 
"Pálida à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar, na escuma fria

Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!

Era mais bela! o seio palpitando

Negros olhos as pálpebras abrindo
Formas nuas no leito resvalando

Não te rias de mim, meu anjo lindo!

Por ti - as noites eu velei chorando,
Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!"


(Álvares de Azevedo) 

Mina do Condomínio

Tô namorando aquela mina
Mas não sei se ela me namora
Mina maneira do condomínio
Lá do bairro onde eu moro


Seu cabelo me alucina
Sua boca me devora
Sua voz me ilumina
Seu olhar me apavora
Me perdi no seu sorriso
Nem preciso me encontrar
Não me mostre o paraíso
Que se eu for, não vou voltar


Pois eu vou
Eu vou


Eu digo "oi" ela nem nada
Passa na minha calçada
Dou bom dia ela nem liga
Se ela chega eu paro tudo
Se ela passa eu fico doido
Se vem vindo eu faço figa
Eu mando um beijo ela não pega
Pisco olho ela se nega
Faço pose ela não vê
Jogo charme ela ignora
Chego junto ela sai fora
Eu escrevo ela não lê


Minha mina
Minha amiga
Minha namorada
Minha gata
Minha sina
Do meu condomínio
Minha musa
Minha vida
Minha monalisa
Minha vênus
Minha deusa

Quero seu fascínio


Minha namorada
Do meu condomínio
Minha monalisa
Quero seu fascínio 


(Mina do Condomínio - Seu Jorge)