sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Romantismo nos Mangás

     Pelo visto, nem o oriente se livrou das influências do período romântico. Podemos comprovar este fato ao lermos o famoso mangá (espécie de revista em quadrinhos japonesa) Bakuman (バクマン).  Bakuman conta a história de dois garotos do 9º ano que querem se tornar criadores de mangás, ou mangakás, sendo um o roteirista e o outro, desenhista. 




     Moritaka Mashiro, o desenhista, desde pequeno é apaixonado por Miho Azuki, uma menina pura, sensível e muito educada. Azuki é a heroína da história e suas qualidades se assemelham muito às qualidades das heroínas românticas.

 
     Por se julgar insuficientemente bom para ficar ao lado de Miho, Mashiro se propõe um desafio: tornar-se um prestigiado mangaká japonês, algo que se assemelha, em dificuldade, a tornar-se um jogador de futebol no Brasil. Para isso, Mashiro supera diversos obstáculos, porém, como em toda boa obra romântica, cada vez mais a amada se distancia.

     Assim, o mangá se desenvolve relatando as provações pelas quais Moritaka passa para se tornar digno do amor de Azuki. Essas provações, tais como as enfrentadas pelos heróis românticos, são sempre problemáticas e provocam intensa dor amorosa nos protagonistas.

    Será que o herói Moritaka consegue viver ao lado da amada, como no final de toda obra romântica? Vale apena ler o mangá!