quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Moreninha

    A Moreninha, obra do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo, foi publicado em 1844. É considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação.


    A história conta sobre Augusto, rapaz que aposta com amigos ( incluso Felipe ) que não ficaria apaixonado por mais de 15 dias por mulher alguma, sendo sua pena ( em caso de perda) escrever um romance para estes amigos.

     Augusto quando criança jurou amar eternamente uma menina cujo nome ignora e fica inconstante em seus amores, até que conhece Carolina, pela qual se apaixona e persegue.

     Quando no final ficam noivos, ela primeiro manda-o casar-se com sua amada de infância e depois revela ela ser esta amada.

     O livro é um exemplo clássico do Romantismo. Ele gira em torno de sua heroína perfeita (a figura feminina idealizada) e seu herói que luta para ter o amor desta e os obstáculos para sua realização, no caso a promessa infantil.


    A escrita de Joaquim Manuel de Macedo tinha o gosto burguês; seus romances eram povoados de jovens estudantes idealizados, moçoilas casadoiras, ingênuas e puras e demais tipos que perambulavam pela agitada cidade do Rio de Janeiro. Sendo assim, o romance “A Moreninha” é leitura obrigatória para aquele que se considera um bom brasileiro!


    Curiosidades: 

  • O romance “A Moreninha” teve duas adaptações para o cinema e duas para telenovela;


  • É possivel baixar o livro gratuitamente clicando aqui!





 Conteúdo retirado e adaptado dos sites: http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_2203.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Moreninha